🚨 Frete Grátis para RJ e SP nos pedidos acima de R$199 🚨
Parque São Jorge e a Importância para a História do Corinthians
O Parque São Jorge merece ser lembrado por toda a massa corintiana. Ele representa muito mais que um estádio, mas a superação e a vontade de vencer. A terceira casa do clube está de pé desde 1928, e ela tem uma importância muito grande para o Timão.
Sua história é emblemática e poucos acreditavam que o Corinthians conseguiria a façanha de construir um novo estádio. Isso porque o futuro do time era incerto para muita gente!
Estádio Alfredo Schurig na revista Corinthians – 17/05/1931. — Foto: Biblioteca S.C. Corinthians S Paulista
1919 – Rua Itaporanga, Ponte Grande — Foto: Biblioteca S.C. Corinthians S Paulista
O Povo Ergueu o Parque São Jorge
O Parque São Jorge foi erguido pela torcida. É isso mesmo! Lá na década de 1920, o Corinthians adquiriu a Fazenda Parque São Jorge, que seria a sede do clube, localizada no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. Mas faltavam recursos para um novo estádio.
Até então, o Corinthians mandava seus jogos no Estádio da Ponte Grande, no bairro do Bom Retiro. Antes disso, o Timão jogava no Campo do Lenheiro, também no Bom Retiro. Mas a torcida corintiana começou a crescer muito!
Neste sentido, era urgente construir uma nova casa, já que a Nação Corintiana aumentava a cada ano. Assim, a diretoria da época encontrou uma solução: convocar a torcida.
O torcedor, para ser sócio do clube, teria que trabalhar nas obras do estádio. Não é preciso nem dizer que a estratégia deu certo e, em pouco tempo, o Parque São Jorge estava pronto.
O torcedor, para ser sócio do clube, teria que trabalhar nas obras do estádio. Não é preciso nem dizer que a estratégia deu certo e, em pouco tempo, o Parque São Jorge estava pronto.
Inaugurado em 1928 com o nome de Estádio Alfredo Schürig, hoje ele tem capacidade para 16 mil pessoas. Schürig foi um importante empresário da época e se tornaria, em 1930, presidente do Corinthians.
Os jogadores Marcelino e Ronaldo seguram o troféu da Copa do Brasil, no Parque São Jorge, em julho de 1995 — Foto: Lalo de Almeida Folhapress
Corintianos vão ao Parque São Jorge para votar nas eleções do clube de 1983 — Foto: Luiz A. Novaes Folhapress
Jogos Memoráveis e Última Partida Oficial
O Parque São Jorge foi inaugurado em 22 de julho de 1928. O estádio tinha capacidade inicial para 2 mil pessoas e na época estava sem iluminação. O primeiro jogo foi o empate em 2 a 2 entre Corinthians e América do Rio de Janeiro.
Já a maior goleada ocorreu em amistoso no dia 12 de outubro de 1929. O Timão atropelou o Atlético-MG por 11 a 2. E o último jogo oficial no estádio foi pelo Paulistão de 1999, na derrota do Corinthians para o Mogi Mirim, por 4 a 1.
Títulos e Marca Registrada do Crescimento do Clube
“O Corinthians vai ser o Time do Povo e o Povo é quem vai fazer o time”. Essa é uma lendária frase, dita por Miguel Bataglia, primeiro presidente do Timão.
E essas palavras ilustram muito bem o que significa o Parque São Jorge. Dessa forma, o estádio ainda está vivo na memória de todo corintiano. Inclusive, ele é usado até hoje para treinos e categorias de base.
“O Corinthians vai ser o Time do Povo e o Povo é quem vai fazer o time” — Miguel Bataglia.
E essas palavras ilustram muito bem o que significa o Parque São Jorge. Dessa forma, o estádio ainda está vivo na memória de todo corintiano. Inclusive, ele é usado até hoje para treinos e categorias de base.
No Parque São Jorge, o Corinthians conquistou o tri Paulista (1928, 1929, 1930). Por fim, a Fazenda Parque São Jorge possibilitou que o Timão se aventurasse em outros esportes, quebrando barreiras na época. Então, que tal ter uma lembrança inesquecível desse estádio?
Camiseta Estádio Parque São Jorge
O Parque São Jorge merece ser lembrado por toda a massa corintiana. Afinal de contas, o futebol é feito de histórias. Por isso, criamos uma camiseta única, fabricada em malha premium com textura exclusiva, e com nossa modelagem personalizada.