Brasileirão de 1980: Nasce a Hegemonia do Flamengo

Primeiro grande título nacional do Flamengo, o Campeonato Brasileiro de 1980 conquistado em final épica diante do Atlético-MG no Maracanã

O Brasileirão de 1980 ficou marcado para uma geração inteira, principalmente para os torcedores do Flamengo. Foi com dois gols do Nunes e um de Zico, no Maracanã, que o Mengão conquistou seu primeiro título nacional, considerado por muitos como a conquista mais importante da história do clube.

Zico comemora o segundo gol do Flamengo na decisão de 80 — Foto: Acervo O Globo

Zico comemora o segundo gol do Flamengo na decisão de 80 — Foto: Acervo O Globo

Nunes marca o terceiro do Flamengo, o do título — Foto: Acervo O Globo

Nunes marca o terceiro do Flamengo, o do título — Foto: Acervo O Globo

Maracanã Lotado: Mais de 150 Mil Viram Este Feito Inédito

A final do Brasileirão de 1980 foi disputada em 2 jogos. No primeiro duelo, no Mineirão, o Galo venceu por 1 a 0. Mas a massa rubro-negra sabia que o caldeirão do Maracanã faria toda a diferença no segundo jogo.

Mais de 150 mil pessoas estavam presentes para empurrar o Flamengo rumo ao título. Num jogo difícil, o Fla abriu o placar com Nunes, logo no início do jogo, mas Reinaldo empatou em seguida.

No final do primeiro tempo, o craque Zico marcou um golaço, deixando o Flamengo na frente. Porém, a vontade do Galo não era menor e o rival empatou novamente com Reinaldo.

Faltando poucos minutos para o apito final, Nunes fez uma jogada de craque, entrou a dribles dentro da área e chutou forte para fazer o gol do título: 3 a 2 para o Flamengo. Pela melhor campanha nas semifinais, o Flamengo ficou com a taça.

Policiais tentam tirar torcedor que invadiu o gramado do Maracanã, durante a final — Foto: Acervo O Globo

Policiais tentam tirar torcedor que invadiu o gramado do Maracanã, durante a final — Foto: Acervo O Globo

O carro de Zico, com sua mulher,Sandra, ao volante, cercado por torcedores ao sair do Maracanã — Foto: Acervo O Globo

O carro de Zico, com sua mulher Sandra, ao volante, cercado por torcedores ao sair do Maracanã — Foto: Acervo O Globo

Confusão Dentro de Campo e Euforia da Torcida

Quando o jogo estava empatado, o Galo Mineiro começou a catimbar a partida. Com isso, perdeu seu principal jogador, Reinaldo, expulso. Antes do apito final, o Galo ainda teve Chicão e Palhinha expulsos pelo árbitro José de Assis Aragão. Confusão instalada!

O fato incendiou ainda mais a torcida, que festejava antes mesmo do juiz encerrar o jogo. Após o apito final, uma multidão de jornalistas e fotógrafos invadiram o campo, para registrar o momento histórico no maior palco do futebol mundial. As fotos estão eternizadas até hoje.

Legado da Conquista do Brasileirão de 1980 e Ídolos Eternizados

Até hoje a conquista é lembrada pela raça e amor à camisa do clube. O apoio de mais de 150 mil pessoas também foi fundamental. As gerações de hoje talvez nem consigam imaginar essa quantidade de gente nas arquibancadas!

Mas na época, o futebol era movido pela paixão e pelas cores do clube de uma forma muito intensa, tornando-se o esporte preferido das massas. O futebol era mais acessível e a relação entre torcida e jogadores era mais próxima.

A Camisa10 FC acredita que a história precisa ser lembrada, eternizando os grandes momentos do futebol. O primeiro título nacional do rubro negro emblema a camiseta Brasileiro de 1980 com um retrato da comemoração da vitória.

Camiseta Brasileiro de 1980

Para homenagear esta data marcante, criamos uma estampa única aplicada numa malha premium com um corte levemente slim e produzida com algodão super leve de origem consciente e sustentável, para um toque macio e mega confortável.