FRETE GRÁTIS PARA TODOS OS PEDIDOS ACIMA DE R$400 *
Curiosidades Sobre Sócrates, Ídolo Dentro e Fora de Campo
Ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira, Sócrates foi um craque da bola, que deixou sua marca no futebol e fora dele. É verdade que ele nos deixou cedo, ainda em 2011, com apenas 57 anos, mas seu legado será eterno.
Sócrates era um brasileiro convicto, que lutou pelos seus ideais e convicções. Assim, além do futebol de agradar os olhos, o meio-campista lutou pela democracia no Corinthians e no nosso país, na década de 1980. Neste sentido, hoje separamos algumas curiosidades que fazem parte da história de Sócrates.
Sócrates atuando pelo Botafogo-SP no início de carreira — Foto: GazetaPress
Dr Sócrates — Foto: Alfredo Rizzutti/Agência Estado
Início de Carreira e Formação em Medicina
Sócrates nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954, em Belém, capital do Pará. Ainda na infância, se mudou com a família para o interior de São Paulo. Dessa forma, o jovem Sócrates começou a carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, no início de década de 1970.
Além do futebol, Sócrates tinha outra paixão: a Medicina. Por isso, aos 17 anos, ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O craque conciliava os estudos com o futebol e se formou em 1977.
Ida Para o Corinthians e Luta Pela Democracia
Em 1978, Sócrates chegou ao Corinthians. No Timão, não demorou muito para conquistar a torcida. Ao todo, o meia conquistou 3 títulos estaduais (1979, 82 e 83).
Naquela época, o Brasil vivia ainda o Regime Militar. Assim, Sócrates sempre se manifestou publicamente contra a ditadura e a favor do movimento das Diretas Já.
“SÓCRATES LUTOU PELAS VITÓRIAS DENTRO DE CAMPO E PELA DEMOCRACIA BRASILEIRA”.
Sócrates atuando pelo Corinthians — Foto: GazetaPress
Sócrates faz seu discurso diante de dois milhões de cidadãos brasileiros para denunciar o regime militar de seu país — Foto: Mídia social
No mesmo período, junto com outros líderes do elenco, comandou a Democracia Corintiana, que exigia mais participação dos atletas nas decisões do clube.
Então, passou a ser conhecido como “Doutor Sócrates”. Porém, a paixão pelo futebol falou mais alto e o jogador decidiu seguir a carreira futebolística.
Capitão da Seleção Brasileira de 1982
Pela nossa Seleção, Sócrates atuou em duas Copa do Mundo, em 1982 e 1986. Na primeira, foi capitão. Porém, nunca ganhou o torneio. Aliás, com a Amarelinha, o craque atuou ao lado de craques como Zico, Falcão e Júnior.
Muitos afirmam que a Seleção de 1982 foi uma das melhores de todos os tempos. Para a tristeza da nação, o Brasil caiu na segunda fase, ao perder para a Itália.
Sócrates na Copa do Mundo de 1982, em Barcelona contra a Argentina — Foto: Getty Images
Sócrates na Copa do Mundo de 1986, em Guadalaraja contra a França — Foto: Getty Images
Final de Carreira e Partida
Sócrates encerrou sua carreira no Botafogo-SP, clube que o revelou para o mundo, em 1989. Antes disso, ainda atuou por Fiorentina-ITA, Flamengo e Santos. No Corinthians, jogou entre 1978 e 1984. O craque faleceu em 2011, em decorrência das complicações causadas pelo alcoolismo.
Livro Doutor Sócrates lançado pela Editora Grande Área
“Doutor Sócrates: A Biografia”
Gostou deste texto sobre o Sócrates? O livro “Doutor Sócrates: A Biografia”, de Andrew Downie, foi lançado em português pela Editora Grande Área em 2021. A obra conta com detalhes a história de vida do jogador, no âmbito profissional e pessoal. Este pode ser um ótimo material para você se aprofundar ainda mais na história de um dos maiores ídolos do nosso futebol.
Camiseta Saint Sócrates
Sócrates está imortalizado e hoje reside na morada dos Deuses do Futebol. Para jamais nos esquecermos dele, criamos esta camisa, levemente slim e com uma gola clássica, ligeiramente aberta.